Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Proposta p/ Metrô da Linha 4 > trecho Humaitá – Babilônia (Linha 4A)

Este trecho, a princípio, corresponde a uma parte da Linha 4 licitada em 1998, planejada para vir da Barra e terminar na Linha 1, numa futura Estação São João, no morro entre Botafogo e Copacabana.
Na versão aqui proposta, que podemos chamar de Linha 4-A, o destaque é um final inesperado...
.
Proponho que este ramal atravesse a Linha 1 e prossiga até o morro da Babilônia, entre a Praia Vermelha e o Leme. E que, na rocha, se faça (além da necessária área de manobra) a Estação Babilônia, com duas saídas (túneis em linha reta) para a entrada Urca (na Av.Pasteur, no largo à frente ou no estacionamento da UniRio, ou mesmo na praça da estação dos bondinhos) e entrada Leme (na larga rua Gal. Ribeiro da Costa, esquina da Ladeira Ari Barroso).
.
.
O trecho que vai da Estação São João (e por que não Estação Passagem?...) até a Estação Babilônia incluiria uma travessia em viaduto (de um morro a outro) por cima do trecho inicial da Ladeira do Leme (e também das Av. Lauro Sodré e Av. Carlos Peixoto). Mas, talvez um outro trajeto seja necessário, a depender do posicionamento de uma conexão na Estação São João, que consta já existir.
.
Uma parada no miolo de Botafogo, a Estação Real Grandeza, seria muito interessante para os usuários (bom lugar é a esquina de rua Mena Barreto, no trecho alargado junto aos prédios de Furnas), para, em seguida, se chegar à Estação Humaitá. Sendo um ponto em que a linha se divide (dali parte a que vai para o Centro e Zona Norte), esta estação seria feita no trecho de mão dupla da R. Humaitá, entre a esquina da R. Visconde Silva (junto ao Espaço Sérgio Porto) e a praça da R. Fonte da Saudade.
.
Fora a questão de garantir a conexão com a Barra, a extensão deste trecho até a Estação Babilônia garante ao ramal uma grande funcionalidade, ao atender a um perímetro estudantil (UFRJ, UniRio, IME), a dois importantes bairros de classe média, a duas favelas urbanizadas (Chapéu Mangueira e Babilônia), e oferecer aos turistas um acesso confortável ao bondinho do Pão de Açúcar.
Inclusive, será possível cruzar a pé do Leme até a Praia Vermelha (ou vice-versa), bastando apenas pagar uma passagem... de Metrô!


Atualizado em 15/03/2012

Nenhum comentário: