Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Linha N do Metrô

É hora de inverter o rumo do Metrô do Rio, que caminha para o caos... 
E também de inverter, de minha parte, a direção desta proposta, a começar por lançar estas palavras de ordem:

PELA CRIAÇÃO DE NOVAS LINHAS PARA O METRÔ!
PELA CONSTRUÇÃO DA LINHA N!

O que, a princípio, era a ideia de uma Linha 4 “descomplicada” (alternativa ao questionável “linhão” do governo do estado e também à pouco convincente proposta do Movimento Linha 4), foi rapidamente se tornando um projeto geral para o Metrô do Rio.
Sabemos que a necessidade de transporte coletivo decente é muito mais dramática na Zona Norte da cidade. Estas colocações tinham, portanto, um defeito de origem: partiam do ponto de vista da Zona Sul...
Aqui, portanto, basicamente as mesmas ideias, mas com esta importante mudança de ponto de vista. A transposição destas ideias para o campo concreto, a sua realização, é desafio para políticos e técnicos...

As pré-condições
Deixando de considerar os muitos interesses políticos e econômicos atuais, é certo que há atitudes necessárias, aplicáveis, cada uma, a seu tempo:
a) interrupção das obras da extensão da Linha 1, a partir de Ipanema/Gal. Osório (que seriam retomadas mais tarde, ou não...), com manutenção da atual construção da ligação Jardim Oceânico – Gávea;
b) retomada das obras da Linha 2 a partir do Estácio, em direção à Carioca e sua futura ligação à Linha 3, através de túnel sob a baía da Guanabara;
3) desativação, por razões de segurança (exceto em ocasiões especiais), da ligação conhecida como Linha 1-A (de São Cristóvão à Central).

O percurso da Linha Nova
A insuficiência da estrutura atual de transportes (metrô, trem, ônibus) no atendimento dos passageiros da Zona Norte em direção ao Centro e Zona Sul, evidencia a necessidade de novas linhas de Metrô.
A seguir, a proposta de uma nova linha, que, para evitar confusão, será chamada de Linha N (ou Linha Nova):

 

a) O Metrô tem que se dirigir à Zona Oeste, via Realengo, no sentido geral de Santa Cruz e da Rio-Santos. Esta linha teria como ponto de chegada (ou, melhor, de conexão) a estação Triagem, onde cruzaria a Linha 2. Uma ideia geral está em Linha X - o Metrô transversal do Rio.. Ficaria, no entanto, para uma fase posterior.      

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b) O ponto de partida da Linha N é a Estação Triagem, hoje um ponto de conexão importante entre o Metrô Linha 2 e a SuperVia (ramal de Saracuruna). Em Triagem, com o cruzamento com a Linha 2, surge a nova linha do Metrô, a Linha N, que se dirige ao Centro e à Zona Sul. 
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c) Das estações do percurso, outra conexão se dará na Estação São Cristóvão, em pleno subsolo do campo de São Cristóvão. Este será o ponto de partida para um futuro ramal em direção ao Galeão, com trecho elevado junto à Av. Brasil. Também tem que ser estudada uma ligação com o Estácio, acompanhando o elevado da Linha Vermelha.
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d) De São Cristóvão, a Linha N segue, via Rodoviária, no rumo do “Porto Maravilha”, que necessitará, certamente, de transportes coletivos decentes... Transforma-se também em um novo acesso ao Centro, uma alternativa aos já existentes. Por conta do terreno da foz do Canal do Mangue, o trecho São Cristóvão - Rodoviária poderia ser aéreo. As estações seguintes, na área do Porto, são, evidentemente, Santo Cristo, Gamboa, Saúde e Praça Mauá.
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e) A intenção é contornar o Centro e atender pontos importantes da região. Assim, da Praça Mauá, a Linha Nova se dirigirá à Praça XV, em que aproveitaria o atual Mergulhão, e fará conexão com a Linha 2, vinda da Pavuna, via Estácio e Carioca. 
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f) Na sequência, uma importantíssima estação, a do aeroporto Santos Dumont. E depois, completando o contorno do Centro do Rio, a conexão com a Linha 1, na Estação Glória.
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g) A Linha Nova não termina na Estação Glória... O local, pelo espaço disponível, sem construções, pode ser uma área de manobras e de organização do sistema. 
Cruzando a Linha 1, a Linha N atenderá o desejo atual de uma ligação com a Barra. As próximas estações podem ser Laranjeiras, Cosme Velho (ou Dona Marta), Humaitá, Jardim Botânico e, finalmente, Gávea
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h) Da Gávea, o trajeto seria exatamente o que se controi hoje, até o Jardim Oceânico. A continuação (que poderia ser por linha elevada), tem que ir, no mínimo, até o terminal Alvorada.
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O Metrô tem que chegar onde as pessoas vão...  
O duplo afunilamento da cidade (Norte e Sul) em direção ao Centro justifica que duas linhas de Metrô passem por lá praticamente em paralelo (Linha 1 e Linha N), enquanto outra cruza em direção a Niteroi (Linha 2). 
Evidentemente, estas linhas precisam de providenciais cruzamentos (Triagem, Estácio, Carioca e Glória), formando uma rede, e assim o Metrô será útil a todos os cariocas.
O que o Rio precisa é de um Metrô inteligente!

4 comentários:

Bárbara França disse...

GUINA Gostei de saber tudo isto.
Vou ajudar a divulgar a LInha N.
Um beijinho
Barbara

Cláudia Versiani disse...

Vai fundo, Guina! Dou força!
Bjs. Cláudia

Luiz Antonio Bandeira disse...

Vai Fundo, Super!
Band.

MEMÓRIAS CAMINHADAS disse...

Um belo trabalho, de pesquisa e criatividade.
Pena que as pessoas que ocupam poder não estão preocupadas com a nossa cidade e, sim, em superfaturamentos. Mas vale a tentativa, a denúncia, a proposta.
Parabéns!!!
Um beijo