Atravessando a “nova” Av. Francisco Bicalho, a linha do Metrô avança
para a Zona Norte. (Ou talvez fosse melhor dizer o contrário: é de lá
que deve vir o maior fluxo de passageiros...)
A projeção do Metrô para esta grande área é complexa, mas pode-se pensar
numa destinação específica para esta extensa Linha 4: a de ligar a
Barra ao Galeão (via Centro, como vimos). Esta seria uma rota que não a
sobrecarregaria e daria úteis alternativas a uma linha que atenderia
diversos interesses.
Assim, a próxima parada seria a Estação São Cristóvão, em pleno Campo de
São Cristóvão. Este seria mais um ponto de bifurcação, dele saindo: um
ramal para o norte, visando o Aeroporto do Galeão; outro, para oeste,
via Triagem, atendendo vários bairros populosos (o que fica para
depois).
Indo para o norte, o Metrô passaria pela Estação Vasco da Gama (na
Barreira do Vasco, próximo ao estádio de São Januário). A partir daí, se
tornaria uma linha elevada (ou até, em alguns trechos, de superfície), a
exemplo da Linha 2, em mais um trecho de Metrô Panorâmico, embora neste
caso a paisagem ainda tenha que ser melhorada...
Em um grande estirão, seguiria pela Av. Brasil, que logo cruzaria, formando, à frente da Vila do João,
a Estação Fiocruz (o nome mais fácil...), com acesso para a Fundação
Oswaldo Cruz (Manguinhos), do outro lado. Seguindo mais um pouco a Av.
Brasil, a linha se juntaria (e depois cruzaria) a Linha Amarela,
formando, no viaduto sobre a Linha Vermelha, a Estação Fundão. A
estação, construída no lado continental, atendendo às comunidades
locais, teria também acesso à Ilha do Fundão, onde os usuários
(certamente, estudantes...) usariam ônibus internos da UFRJ.
.
Ainda no continente, a linha seguiria junto à pista da Linha Vermelha,
até o melhor ponto de travessia para a Ilha do Fundão. Sobre esta ponte,
mais uma estação, a Estação Maré, com acessos controlados por ambos os
lados do Canal do Cunha.
Agora, pelo litoral da ilha, chega-se à área fronteira ao Hospital
Universitário, e neste ponto teremos a Estação Universitário. Neste
trecho, o Metrô cruzará, por cima, as pistas do BRT Transcarioca para,
em seguida, com algum remanejamento das pistas e as necessárias reformas
estruturais, ocupar (ou substituir) a antiga ponte do Galeão, hoje
praticamente desativada.
.
.
Chegamos à Ilha do Governador, diante do antigo Aeroporto do Galeão, e a
pergunta é: a linha do Metrô pode atravessar por baixo das pistas do
aeroporto?...
Se pode, ótimo!... Simplesmente, a (ainda!) Linha 4 volta a ser
subterrânea, e isto se daria na praça (sem nome?) que, até então,
formava o contorno de acesso à ponte velha da Ilha. Daí, atravessando em
diagonal sob as pistas do aeroporto, o Metrô chegaria justamente ao
espaço entre os dois terminais do aeroporto, onde formaria a Estação Tom
Jobim, o que facilitaria o acesso a ambos.
Se não for possível este caminho direto, a ponte velha já não serviria e
a linha teria que ser reposicionada. De algum jeito, chegaria à Estrada
do Galeão, onde voltaria a ser subterrânea (ou talvez pudesse vir
assim, por baixo do canal, desde a Ilha do Fundão). Entrando pelo rumo
da Av. 20 de Janeiro, a linha chegaria ao mesmo ponto ideal para a
Estação Tom Jobim, à frente e à mesma distância dos terminais do
aeroporto.
Evidentemente, a continuação do Metrô para os principais bairros da Ilha
do Governador seria uma consequência óbvia (e, supostamente,
imediata...) desta obra.
É bom lembrar que, em termos de transporte coletivo, o Aeroporto Tom
Jobim só conta, atualmente, com um serviço de ônibus altamente
deficiente, como mostraram recentes reportagens nos jornais. Nos
próximos anos, entrará em serviço o BRT Transcarioca, até a Barra da
Tijuca, com integração com o possível BRT Av. Brasil, mas é evidente que
os passageiros para o Centro e Zona Sul precisam de alternativas...
Interessante é o fato de que as características dos distintos grupos de
passageiros atendidos nesta linha farão com que haja procura nas mais
variadas horas, conforme sejam viajantes, estudantes, funcionários,
torcedores, farristas etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário